EDIFÍCIO-SEDE SUAPESuape - PE
2012 · Construído
O Edifício-Sede do Complexo Industrial Portuário de Suape ergue-se soberano em terreno de cota elevada e cercado de Mata Atlântica, dominando toda a paisagem da planície surgida pela extensa
área dos parques fabris, capitaneada pela Refinaria Abreu e Lima e petroquímicas, chegando até o porto com seus equipamentos e instalações específicos e grandiosos.
O acesso pela retroterra, em via ladeada por densa vegetação, é o primeiro interesse da composição. As garagens e as áreas técnicas se desenvolvem numa volumetria rica em planos e septos que se sucedem de forma orgânica, numa sinuosidade que desperta curiosidade, e ao mesmo tempo, orienta a chegada à praça fronteira ao acesso principal.
O foyer acolhe e recebe os usuários em um amplo espaço, a partir do qual os acessos ao auditório, salas de contato, coffee-break e sanitários se fazem livremente. Posicionada estrategicamente para ser o primeiro contato, tanto de quem chega da praça de acesso como do edifício garagem, a recepção coordena todos os acessos, inclusive ao hall dos elevadores.
A estrutura da torre possibilita, pelos vãos livres de dimensões arrojadas, um layout flexível e dinâmico, como exige as empresas desse porte.
A tecnologia aplicada a este prédio atinge os objetivos de torná-lo uma referência de sustentabilidade ambiental, tendo sido o único no Norte e Nordeste brasileiro a receber a qualificação internacional LEED Gold.
Sua implantação, privilegiando a ventilação e proteção ao sol poente, seus materiais de revestimento e seu detalhamento e compatibilização com as demais disciplinas complementares,
refletem uma arquitetura preocupada também com o nível de qualidade e desempenho da obra construída, sensível às necessidades de conforto e bem-estar do usuário em uma região tropical.