RESIDÊNCIA CF PONTUALPiedade - Jaboatão dos Guararapes - PE
1975 · Construído
O terreno de esquina abaixo meio plano da cota das ruas de acesso, de precária resistência e com um único coqueiro como cobertura vegetal era o desafio para o projeto da casa.
Uma laje quadrada de 182m² na cota 2,40m em relação ao terreno, suspensa por colunas que buscam o solo firme, atingindo especificamente cada uma a sua resistência, abriga toda a casa em um só nível, à montante das ruas adjacentes.
Um espaço-consequência surge sob essa laje (como nos sobrados das casas de engenho) sem ferir o terreno original, proporcionando espaços sombreados para carros, terraços e serviços, em uma simbiose com a natureza de forma espontânea e livre.
Uma suave rampa acessa o nível inferior, de onde a escadaria central à laje atinge o andar superior no vestíbulo, ponto convergente do acesso pela escadaria externa em patamar meio plano.
O coqueiro existente integra-se ao espaço da casa, abrigado pelo pergolado fronteiro à porta principal, comunicando com o vestíbulo cujo deck de madeira propicia um som peculiar de quem chega na casa.
No módulo central, pé-direito duplo pelo vazio da escada interna, converge um tronco de pirâmide com vidro no topo, permitindo luz zenital a este espaço e visada ao céu e às folhagens do coqueiro.
Os espaços da casa organizam- se por paredes independentes da estrutura sem tocar no teto de concreto aparente, permitindo à luz e à brisa nordestina passearem despojadamente por todos os espaços da casa.
A estrutura suporte das lajes, dispostas de maneira a liberar as esquinas do conjunto, imprime leveza e graça, denotando arrojo e invenção no domínio da vontade de fazer uma arquitetura nossa, nordestina, sem uso de materiais e formas tradicionais.
Área terreno: 1.200m²
Área construção: 300m²
Construção: João de Freitas (Mestre de Obra)
Cálculo Estrutural: Taufig Asfora