CASA NO PENHASCOGRAVATÁ - PE
2013 · Construído
Uma encosta íngreme com vista privilegiada para nascente é a principal característica do terreno deste projeto na serrana Gravatá.
O recuo obrigatório de 7 metros lançaria a construção declive abaixo, excitando o partido de colocarmos, ao nível da rua, uma esplanada acessada por ponte, com a área social e a área íntima logo abaixo, ainda solta da encosta pela excessiva declividade do terreno. Uma vista privilegiada à montante é consequência dessa implantação.
PAV. TÉRREO
PAV, INFERIOR
A fachada Oeste, acesso da casa, é uma parede ampla limpa, somente tocada por um audacioso rasgo horizontal em vidro temperado protegido por conveniente beiral.
A ponte, solta no espaço, prenuncia a vista lapidada de quem, dentro da casa, contempla o horizonte.
O generoso telhado, repousado suavemente na colunata e septos, permite que a paisagem penetre sem cerimônia em toda a casa.
A escadaria fronteira ao vestíbulo encaminha naturalmente para o nível dos quartos, convidativo ao mesmo tempo que cauteloso, próprio da natureza dessa área íntima.
As empenas laterais e os sucessivos patamares provenientes dos arrimos dosam a escala da volumetria, que brota do terreno ocupando seu lugar na paisagem da encosta.
Ano: 2004
Área terreno: 972m²
Área construção: 505m²
Construção: ARCOVERDE Engenharia
Cálculo Estrutural: ENGEDATA
Estrutura Metálica: TSC