TERRAÇO LAGUNA RESERVA DO PAIVA - PE

Leia mais

TERRAÇO LAGUNA RESERVA DO PAIVA - PE

Leia mais

TERRAÇO LAGUNA RESERVA DO PAIVA - PE

Leia mais
Leia mais

TERRAÇO LAGUNARESERVA DO PAIVA - PE
2010 · Construído


Numa área de 29.984m² dentro do novo bairro projetado Reserva do Paiva, extensão Sul do Grande Recife, o Terraço Laguna abriga 7 prédios, em condomínio próximo ao mar e lindeiro a uma lagoa à Nordeste do terreno.
A implantação dos prédios prioriza a vista para a lagoa, voltando-os para a insolação e ventilação privilegiadas, numa garimpagem de arrumação que possibilita perspectivas liberadas para cada bloco, de forma generosa e permanente, gerando surpreendentes pátios e recantos abertos às mais diversas vistas.


A chegada ao condomínio se dá por uma praça de acesso que concentra todos os serviços e distribui os usuários em planos distintos. Os visitantes circulam no nível +1.50m, com estacionamento ao longo da via que possibilita o acesso sempre pela retaguarda das edificações. Os condôminos, por sua vez, acessam o estacionamento no nível -1.50m, sob a plataforma da esplanada, tendo a periferia do 

percurso aberta à paisagem, com jardim em suave aclive até a cota zero do terreno. Dessa forma, liberamos ao pedestre, sem contato com os carros, todo o pátio fronteiro aos edifícios, numa variedade de passeios que interligam as edificações, explorando as pequenas variações de cota do terreno, induzida pela esplanada e pela exuberante paisagem praieira de coqueiros e vegetação nativa.






A lâmina tipo possui 4 apartamentos por andar, de 108m², dispostos dois a dois, com circulação vertical específica a cada par de apartamentos. De composição linear, o apartamento com seus cômodos voltados para Nordeste ou Leste, responde ao clima tropical, reservando às áreas de serviço o acolhimento do sol poente, benéfico a essa área de apoio e ao bem-estar de cada moradia. No nível da esplanada, o apartamento térreo com piscina privativa possui acesso direto ao terreno de forma específica e resguardada.

A volumetria horizontal do edifício é acentuada pelos peitoris de curvas sutis e marcantes, interrompidos de forma a estabelecer uma caligrafia arquitetônica livre, solta, até mesmo despojada, ressaltando a paisagem praieira onde o conjunto está inserido.

As saliências dos peitoris sombreiam as fachadas, item importante no Nordeste, além de imprimir variações de luz que ressaltam a volumetria proposta. Como contraponto, rasgos verticais nos chassis laterais definem o pórtico resultante.


Ano: 2010
Área terreno: 29.895m²
Área construção: 40.555m²
Construção: ODEBRECHT Realizações
Número torres: 7
Número pavimento tipo: 7
Número unidades por pavimento: 4
Área unidade: 110m²
Cálculo Estrutural: KNIJNIK Engenharia