EMPRESARIAL CHARLES DARWINESCRITÓRIO DE ARQUITETURA ASSOCIADO: METRO ARQUITETURA | ILHA DO LEITE - RECIFE - PE
2009 · Construído
O edifício Charles Darwin complementa a quadra diferenciada da Ilha do Leite. Diferenciada pela sinergia entre a área pública e privada. Seus edifícios sem muros, suas calçadas prolongamento naturais dos jardins que se estendem ou margeiam os acessos dos edifícios de forma espontânea e elucidadora.
Pela largueza de seu terreno e posição de arremate da quadra o Charles Darwin culmina toda a composição numa escala monumental e referencial.
Suas calçadas alargadas priorizam os pedestres, tendo sempre exuberantes jardins lindeiros a elas contornando toda a periferia do terreno.
Na esquina da Avenida Agamenon Magalhães com a Senador José Henrique, as calçadas alargam-se num remanso, tornando pública uma imponente escultura do arquiteto Wandenkolk Tinôco.
Um grande largo se abre próximo à Avenida Agamenon Magalhães, onde os acessos de veículos e pedestres são dispostos de forma explícita e racional, em um desenho orientador das diferentes funções.
Uma grande marquise envolve o volume horizontal das garagens e a base da soberana torre. Essa marquise sombreia também o pátio entre esses volumes, deixando livre a perspectiva e acesso entre ruas opostas (Senador José Henrique e Francisco Alves) numa fluidez de espaços e permeabilidade.
O volume das garagens dispostas em oito pisos culminam com um espaço multiuso, arrematando sua forma específica, resultado da acomodação à face recortada do terreno com o lote vizinho e seus acessos e saídas distintas.
O térreo da torre abriga as lojas, o hall de acesso ao prédio, o hall específico de acesso ao terraço panorâmico e área de lazer e toda a bateria de serviços de apoio ao conjunto, servido pela retaguarda, com acesso pela Rua Francisco Alves, debruçados e protegidos pelo paisagismo.
As plantas dos pavimentos tipos, estão projetados buscando a versatilidade, possibilitando associações de salas até um pavimento corporativo de uma única sala.
A geometria variável da torre possibilita usufruirmos do potencial do terreno, de forma suave, sem variações bruscas ou escalonadas, numa singularidade marcante na paisagem Recifense.
Prisma de cristal, puro, limpo, culminando no seu coroamento com o terraço panorâmico, numa simbiose de forma entre o vidro e a laje da coberta, inserindo-se harmonicamente com extrema sutileza, absorvendo esta transição sem que se perceba todos os serviços técnicos, centrais de ar, reservatórios, casas de máquinas e helipontos, lá colocados.
CONSTRUÇÃO: RIO AVE
ESCRITÓRIO ASSOCIADO: METRO ARQUITETURA
ÁREA DO TERRENO: 8.362m²
ÁREA CONSTRUÍDA: 57.300m²
Nº TOTAL PAVIMENTOS: 38
ÁREA PRIVATIVA/TIPO: 504m² - 621m²
ÁREA PRIVATIVA TOTAL: 24.880m²
Nº PAVS. EDF. GARAGEM: 8
Nº DE VAGAS TOTAL: 809
CÁLCULO ESTRUTURAL: ENGEST
CLIMATIZAÇÃO: WM
PAISAGISMO: RBE ARQUITETURA E PAISAGISMO